Odoo

Odoo é a melhor solução de gerenciamento para sua empresa.
Milhões de usuários, satisfeitos, trabalham melhor com nossos aplicativos integrados.

Odoo é um software de gerenciamento de negócios, incluindo CRM, comércio eletrônico, cobrança, contabilidade, fabricação, armazém, gerenciamento de projetos e gerenciamento de estoque. A versão comunitária é a versão de código aberto LGPLv3, complementada pelos recursos e serviços proprietários da versão corporativa. O código fonte dos módulos ERP de estrutura e núcleo é comissariado pela Odoo S.A., com sede na Bélgica.


Visão geral

Desde o início, a Odoo S.A (anteriormente OpenERP S.A) lançou o software como código aberto. Desde o lançamento da V9.0, a empresa mudou para um modelo de núcleo aberto, que fornece software corporativo proprietário com base em assinatura e software como serviço hospedado na nuvem, além da versão de código aberto. Em 2013, a Associação Comunitária Odoo, sem fins lucrativos, foi formada para promover o uso disseminado do Odoo e apoiar o desenvolvimento colaborativo dos recursos do Odoo.


A arquitetura extensível do Odoo permite que um grande número de freelancers e organizações desenvolva aplicativos ou módulos do Odoo e os coloque no mercado para venda ou para download gratuito. Os principais componentes do Odoo são a estrutura, cerca de 30 aplicativos principais (também chamados de módulos oficiais) e mais de 20000 módulos da comunidade. Atualmente, existem muitas empresas que prestam serviços de desenvolvimento Odoo do que antes. Então, mais e mais pessoas estão cientes do Odoo.


Odoo tem sido usado como um componente de cursos universitários. Um estudo sobre aprendizado experimental sugeriu que o Odoo (então conhecido como OpenERP) fornece uma alternativa adequada aos sistemas proprietários para complementar o ensino.


História da Empresa

Em 2005, Fabien Pinckaers, fundador e atual CEO da Odoo, começou a desenvolver seu primeiro produto de software, TinyERP. Três anos depois, o nome foi alterado para OpenERP. A empresa começou a evoluir rapidamente e, em 2010, o OpenERP tornou-se uma empresa com mais de 100 funcionários.


Em 2013, a empresa ganhou o prêmio Deloitte por ser a empresa que mais cresce na Bélgica, com um crescimento de 1549% ao longo de um período de cinco anos. 


Em 2014, a empresa foi renomeada como Odoo, para se diversificar do termo "ERP". Em 2015, a Inc. Magazine colocou a Odoo entre as 5000 empresas privadas de mais rápido crescimento na Europa.